sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Favoritas perdem nas estréias no Billabong Surf Eco Festival

Por João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America
Fotos: Daniel Smorigo (ASP South America)

Completo o time sul-americano feminino , a paulista Camila Cassia e a paraibana Diana Cristina classificadas para o Mundial Pro Junior da ASP

A paulista Camila Cássia confirmou a segunda vaga no time sul-americano feminino para o Mundial Pro Junior da ASP. A paraibana Diana Cristina já havia garantido a sua, mas a paranaense Bruna Schmitz carimbou a faixa da tetracampeã no primeiro duelo da sexta-feira de Sol e ondas maiores, de 3-4 pés na Praia da Armação, em Salvador. Foi um dia de surpresas, com as grandes favoritas ao título da etapa do ASP Women´s Star perdendo logo em suas estreias no Billabong apresenta Surf Eco Festival na Bahia. A vice-campeã mundial Silvana Lima foi barrada pela peruana Anali Gomez e a catarinense Jacqueline Silva, única bicampeã mundial da história do WQS, acabou eliminada por Diana Cristina.

Diana Cristina, tetracampeã sul-americana

A sexta-feira começou com as quartas de final do Sul-americano Pro Junior e Camila Cássia se garantiu no time feminino para o Mundial quando a havaiana Coco Ho derrotou a catarinense Gabriela Leite na penúltima bateria. A paulista entrou na água já classificada para representar o continente na Indonésia e na Austrália, onde serão realizadas as duas etapas do novo Circuito Mundial Pro Junior da ASP. E para confirmar de vez sua vaga, Camila despachou a japonesa Sayuri Hashimoto na última quarta de final.

A havaiana Coco Ho, classificada nas duas categorias para o sábado decisivo do Billabong apresenta Surf Eco Festival


“Estou muito feliz. Eu queria muito essa vaga porque esse é meu último ano de Pro Junior, então era a última chance de ir pro Mundial”, contou Camila Cássia. “Quero agradecer a minha familia, minha mãe principalmente, o meu técnico Jacob, meus patrocinadores e todos que torceram por mim. Eu quase consegui no ano passado, perdi a disputa para a Gabriela Leite, mas agora ganhei dela e estou muito feliz mesmo. Eu não conheço Bali, nem a Austrália, então já estou ansiosa esperando a viagem”.

A paulista Camila Cássia confirmou a segunda vaga no time sul-americano feminino

Camila Cássia venceu a etapa passada em São Francisco do Sul (SC) e agora vai disputar a segunda semifinal do Pro Junior no sábado decisivo do Billabong apresenta Surf Eco Festival, com a havaiana Coco Ho. Na primeira, a paranaense Bruna Schmitz, que barrou a tetracampeã Diana Cristina, pega a francesa Johanne Defay, que eliminou a capixaba Barbara Segatto na segunda quarta de final.

A paranaense Bruna Schmitz, da elite mundial das top-16 do ASP Tour, que derrotou a tetracampeã sul-americana Diana Cristina no Pro Junior e a atual campeã brasileira Suelen Naraisa

Em seguida foram iniciadas as oitavas de final do ASP Women´s Star e logo na primeira bateria Silvana Lima foi surpreendida por Anali Gomez. A peruana achou uma direita da série que abriu um paredão e ela mandou uma batida muito forte para arrancar uma nota 6,0 que praticamente lhe garantiu a vitória. Anali foi vice-campeã mundial Pro Junior de 2006, melhor resultado de uma sul-americana no feminino.

“Estou muito contente e não esperava isso, pois conheço a Silvana (Lima) há bastante tempo, ela surfa muito e sabia que ia ser muito difícil ganhar dela aqui”, confessou Anali Gomez. “Acho que aquela onda boa minha decidiu tudo. Eu consegui virar bem na base e acertar a manobra no crítico, depois não teve outra onda tão boa quanto aquela na bateria e terminei vencendo, mas foi surpresa até pra mim isso”.

Anali Gomez na direita que surfou para derrotar a vice-campeã mundial Silvana Lima em sua estréia

A maior nota do dia foi conseguida pela catarinense Gabriela Leite na terceira oitava de final, um 8,33 que usou para liquidar a argentina Ornella Pellizzari. Diana Cristina entrou no duelo seguinte e também achou uma onda da série para mandar duas manobras e receber uma nota 7,83. Com ela, derrotou a catarinense Jacqueline Silva, que está bem perto da zona de classificação para o ASP Womens World Tour. Ela continua em nono lugar, na porta de entrada da lista das seis que sobem para elite mundial.

A catarinense Gabriela Leite, recebeu a maior nota - 8,33 da sexta-feira no Surf Eco Festival em Salvador, na Bahia

“O mar está bastante difícil, subiu, eu estava posicionada para as direitas, mas entrou uma esquerda do nada, abriu um paredão e eu consegui acertar duas manobras fortes para tirar o 7 e pouco que acabou fazendo a diferença na bateria”, descreveu Diana Cristina, que depois do tetracampeonato Pro Junior, agora parte em busca do título sul-americano profissional do ASP South America Women´s Star 2010. “Vou dar o melhor de mim para isso. Tem a peruana (Valeria Sole) que está na frente, mas são estas duas etapas que vão decidir tudo, então estou na briga e quero fazer com que o título fique no Brasil”.

E Valeria Sole continua defendendo a liderança do ranking no Billabong apresenta Surf Eco Festival. Ela ganhou a única etapa antes da Bahia, em casa no Peru, mas a vitória só valeu 250 pontos, contra 1.000 pontos que estão em jogo em Salvador e os 3.000 pontos do 6 estrelas que será realizado de segunda a quinta-feira da próxima semana em Florianópolis (SC). Valeria derrotou a paulista Cláudia Gonçalves no penúltimo duelo das oitavas de final, na tarde da sexta-feira na Praia da Armação.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2010 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio da Petrobras, Skol, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Azul Linhas Aéreas e Makai. Os apoiadores do evento são: Publimex, Rede Outlight Uranus, Anônima; AL2 e Mídia Bus. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br



RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM SALVADOR:


Segunda fase do Pro Junior

1.a: Bruna Schmitz (BRA) 11.00 x 7.00 Diana Cristina (BRA)

2.a: Johanne Defay (FRA) 9.36 x 7.24 Barbara Segatto (BRA)

3.a: Coco Ho (HAV) 11.33 x 10.60 Gabriela Leite (BRA)

4.a: Camila Cássia (BRA) 8.17 x 5.50 Sayuri Hashimoto (JAP)



Terceira fase do ASP Star

1.a: Anali Gomez (PER) 9.30 x 8.97 Silvana Lima (BRA)

2.a: Luana Coutinho (BRA) 8.17 x 5.03 Priscila Gondim (BRA)

3.a: Gabriela Leite (BRA) 12.26 x 5.66 Ornella Pellizzari (ARG)

4.a: Diana Cristina (BRA) 12.40 x 6.93 Jacqueline Silva (BRA)

5.a: Coco Ho (HAV) 8.84 x 7.03 Amandine Sanchez (FRA)

6.a: Sayuri Hashimoto (JAP) 8.24 x 5.37 Barbara Segatto (BRA)

7.a: Valéria Sole (PER) 7.17 x 6.03 Cláudia Gonçalves (BRA)

8.a: Bruna Schmitz (BRA) 10.83 x 8.87 Suelen Naraisa (BRA)



SÁBADO DECISIVO DO FEMININO:


10:00 horas – Quartas de final do ASP Star:

1.a: Anali Gomez (PER) x Luana Coutinho (BRA)

2.a: Diana Cristina (BRA) x Gabriela Leite (BRA)

3.a: Coco Ho (HAV) x Sayuri Hashimoto (JAP)

4.a: Bruna Schmitz (BRA) x Valeria Sole (PER)



12:00 horas – Semifinais do Pro Junior:

1.a: Bruna Schmitz (BRA) x Johanne Defay (FRA)

2.a: Camila Cássia (BRA) x Coco Ho (HAV)

Nenhum comentário: