quinta-feira, 8 de julho de 2010

Roxy Jam 2010, mundial de longboard feminino em Biarritz

Por Thiara Anjuss

O Roxy Jam 2010 é um mega festival que reúne surf, arte e música na Côte des Basques, em Biarritz, palco europeu do surf. Ele decide a grande campeã mundial de Longboard. Desde sua primeira edição, em 2006, o Roxy Jam tem sido um sucesso dentro e fora d'água.


Para 2010, várias atrações paralelas ao campeonato estão programadas.

- O evento confirmou o cantor australiano Micky Green e o grupo francês Plastiscines. Todos os shows serão gratuitos.

- Uma grande iniciativa será o leilão de uma incrível coleção de pranchas de Lee-Ann Curren , reunidas ao longo de várias viagens. Parte da renda revertida para a comunidade da favela brasileira Titanzinho, aonde cresceu seu parceiro André Silva, surfista profissional brasileiro.

- E, para fechar o ciclo de exposições, a Roxy Art Charity Shop, espaço aonde estarão expostas para venda peças doadas por atletas famosos, amigos e clientes da Roxy, especialmente para colecionadores. A renda obtida com a venda das peças será revertida para a Quiksilver Foundation.

- Como é tradição, o festival terá exposições ligadas à cultura surf. Dedicada à reciclagem, a Roxy Second Wave reunirá três mostras diferentes. Dentre elas as criações da dupla Zako e Gesa Ronge, inspiradas na cultura board, como lustres criados com lentes de óculos Roxy recicladas e peças criadas a partir de troncos, intitulada “Windown on the Ocean”.

O campeonato mundial:

Dentro da água, as melhores atletas do mundo reunidas na briga pelo título. Infelizmente muitas surfistas estão de fora da competição, pois o número de vagas é limitado e nem todas as atletas tem como se bancar para participar do evento, o que acaba deixando grande promessas de fora. Inclusive grandes nomes aqui do Brasil.

Em 2009 Jennifer Smith tornou-se bi campeã mundial, mesclando muito bem o surf clássico com o radical. Esse foi o seu diferencial.

Jennifer Smith

Em todos os anos do Festival tivemos representantes de nosso país. Vale ressaltar nomes que durante esse tempo fizeram a diferença no festival, apesar de hoje não competirem mais. Durante três anos a paranaense Sabrina Olas, e as cariocas Luiza Tavarez e Ângela Bauer fizeram bonito.

Para este ano as representantes brasileiras serão a carioquinha Chloé Calmon, que recebeu o “wildcard” (convidada do evento) por ser atleta da Roxy. Já a catarinense Karina Abras e a carioca Cris Pires foram convidadas pela ASP South América pelo resultados de 2009.
Choé fará sua estréia no evento, porém Cris e Karina são velhas conhecidas no cenário mundial, competindo desde o início do festival e representando muito bem nosso Brasil, inclusive em 2007 Karina ganhou a expression session com a manobra mais radical, marca característica do seu power surf.

Karina Abras

Cris Pires


Chloé Calmon

O Surf brasileiro tem estilo e qualidade diferenciada das gringas, porém temos sim chances de chegar entre as melhores.

Boa sorte meninas, estaremos na torcida!

O evento será transmitido ao vivo: Roxy Jam

Será imperdível, muito show de surf com as meninas realmente fazendo bonito.

Colaboração: Cris Pires
Fotos: arquivos pessoal e ASP Word Tour

Nenhum comentário: