quarta-feira, 6 de outubro de 2010

9º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

Para quem gosta de pedalar, acontece dia 09 a 12 de outubro no Parque Náutico de Jaguara, Sacramento - MG, o 9º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. Este evento é dirigido para todo o público amante da BICICLETA, da AVENTURA e do CICLOTURISMO, desde o mais experiente até quem está acabando de descobri-los. Serão 4 dias de PALESTRAS, MINI CURSOS e muita INFORMAÇÃO sobre cicloturismo, equipamentos, viagens e várias PEDALADAS...




Vejam a programação dos 4 dias.



Palestra de viagem:
AMÉRICA LATINA - PROJETO BICICLETA PELO MUNDO
Por Rafael Limaverde

Rafael Limaverde vai contar um pouco do que viveu em 2 anos de viagem, e que resultou no recém lançado livro "Pelos Caminhos de Nuestra América - uma pedalada poética pelos confins do continente". Com um olhar atento, o artista plástico e cartunista extraiu de cada momento de pedalada uma reflexão sobre o que via e sobre si mesmo.
Rafael Limaverde - Artista Plástico e ilustrador de livros infantis. Paraense de nascença e cearense de coração. Leitor assíduo das poesias escritas nas estradas. Explorador de boas estórias e sorrisos. Colecionador de amigos, alegrias e saudades. Apaixonado pela América Latina, continente de dores e delícias. (www.bicicletapelomundo.com.br)



Mini Curso I:
MANUTENÇÃO DA BICICLETA EM VIAGEM
Por Fábio Eduardo da Silva - FES

Para quem viaja de bicicleta é fundamental dominar alguns conhecimentos e saber o que fazer no caso de algum problema durante o percurso. Também serão abordadas técnicas para se prevenir os problemas mais prováveis.
Fábio Eduardo da Silva (FES) - Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP. Iniciou-se no cicloturismo em 1994. Viajou de Curitiba à Florianópolis pelo litoral, o interior e as serras de SC, Estrada Real, Litoral do ES e RJ, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Argentina e Uruguai.



Mini Curso II:
FOTOGRAFIA PARA VIAJANTES: PENSANDO FOTOGRAFIA
Por Walter Magalhães

Com o crescimento e avanço acelerado da tecnologia e recursos dos equipamentos fotográficos, muitas pessoas não "pensam" para fotografar, mas somente em "apontar e apertar" o botão de uma câmera fotográfica. O objetivo é despertar, de uma forma descontraída, a atenção dos participantes para alguns detalhes que podem fazer diferença na hora de registrar sua viagem.
Walter Magalhães Jr. - Analista de Sistemas e Fotógrafo. Pratica o cicloturismo desde 1991, tendo pedalado mais de 6.000Km em viagens de bicicleta. Viajou pela França, Argentina, Chile, Espanha (incluindo o Caminho de Santiago de Compostela) e Estrada Real. (www.waltermagalhaes.com)



Paletra:
BICICLETA VIROU NEGÓCIO
Por Thais de Lima

O cicloturismo movimenta um mercado crescente aqui e especialmente no exterior - que já conta com iniciativas governamentais para fomentar sua prática - e chamou a atenção da iniciativa privada, que busca cada vez mais associar sua imagem à bicicleta. Como nós, cicloturistas, podemos aproveitar o momento para captar apoios e patrocínios para projetos?
Thais de Lima - há dois anos ciclista por paixão e há um por profissão, agora a bicicleta virou trabalho... e também negócio! Em 2008, Thais de Lima criou a personagem Mulher de Ciclos, por meio da qual conta suas aventuras sobre duas rodas, e em 2010 fundou a LEAD Esporte, Cultura e Mobilidade, empresa dedicada à viabilizar ações e projetos relacionados ao uso da bicicleta, e oferecer estratégias de comunicação e marketing especializadas para o segmento. (www.mulherdeciclos.com)



Paletra:
DICAS, MACETES E SEGREDOS PARA UMA BOA VIAGEM DE BICICLETA
Por Eliana Garcia e Rodrigo Telles

Ao longo de muitos anos e muitas viagens, Rodrigo e Eliana reuniram diversas técnicas e macetes para garantir que suas viagens sejam bem sucedidas e para tirar o máximo proveito das experiências. Baseados nas perguntas mais freqüentes feitas pelos cicloturistas abordarão aspectos como a bicicleta, saúde, planejamento e equipamentos para uma viagem.
Eliana Garcia é bióloga e educadora ambiental. Iniciou no cicloturismo 1988. Já percorreu mais de 20 mil km em viagens de bicicleta, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca (Peru e Bolívia) além de inúmeras viagens por mais de quinze estados do Brasil. É fundadora e diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil, autora do Manual de Dicas para Cicloturistas de Primeira Viagem.

Rodrigo Telles é Engenheiro Elétrico e montanhista. Responsável pela criação e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista da Revista Pedal. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Litoral Cearense. É fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil e diretor da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).
Rodrigo e Eliana dedicam-se desde 2003 a Arara Una Equipamentos para Cicloturismo (www.ararauna.esp.br)



Paletra de viagem:
NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA
Por Paulo Roberto Cunha

Um arquipélago localizado do outro lado do planeta... Uma terra de montanhas nevadas, praias desertas, vulcões ativos, lagos de degelo, fiordes e de natureza exuberante... Um país acolhedor, visitado por inúmeros aventureiros de todo mundo... Esse foi o cenário escolhido para a realização de um sonho sobre pedais.
Paulo Roberto Cunha, advogado especializado em direito ambiental. Montanhista desde 1996, realizou diversas travessias pelo Brasil e, no Chile, esteve na Cordilheira dos Andes e no Parque Nacional Torres del Paine. Iniciou-se no cicloturismo em 2004, com destaque para as viagens feitas na Serra da Mantiqueira e nas Serras Gaúchas e Catarinenses. Utiliza a bicicleta como meio de transporte em São Paulo.(www.viagensdepaulopom.blogspot.com)



Paletra:
ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM CASAL DE CICLISTAS: VIDA SIMPLES E FELIZ SOBRE A BIKE
Por Ângela Sibinel

Para escapar da vida agitada nas grandes metrópoles surge o Cicloturismo como a melhor alternativa. As histórias de um casal que descobriu na bicicleta uma forma de lazer, esporte, turismo e união. Como a prática do cicloturismo trouxe uma nova perspectiva de vida e de futuro para eles.
por Roberto Cruz e Angela Sibinel
Ângela Sibinel, Administradora e Executiva Publica, casada com Roberto Cruz, Economista e Professor Universitário, praticam o cicloturismo desde 2007 e somam em suas jornadas ciclísticas o Circuito Vale Europeu, Caminho da Fé, Caminho da Luz, Chapada Diamantina, Circuito das Águas e Montanhas Mágicas de Minas Gerais, Serra da Canastra – MG.



Passeios:
Três passeios em trilhas e estradas da região, sempre em ritmo leve e com carro de apoio. O objetivo dos passeios é de integração entre todos os participantes, sem divisão de grupos.



Teste de equipamento
Teste de alforjes Arara Una carregados durante os passeios (é necessário bagageiro instalado na bicicleta).


Inscrição para o Evento:
Número máximo de inscrições = 100
Data de encerramento das inscrições = 01/10/2010

http://www.webventure.com.br/inscricao/index/inscricao/mi_id/494

Fonte (texto e fotos): www.clubedecicloturismo.com.br

Nenhum comentário: